Aperol Spritz

Tudo deve harmonizar para que a sensação final seja refrescante: frutas tropicais e cítricas (tangerina, limão, laranja, carambola, abacaxi) e aquelas especiais da estação (como lichia e romã) entram em foco, sempre com muito gelo no copo. “Nessa época, é legal caprichar no uso de ervas como hortelã, alecrim, capim-santo e manjericão”, diz Daniel Gomes, barman do Banana Café, de São Paulo. Se for usar pimentas, escolha aquelas que não “ardem” tanto, como a rosa e a biquinho.

O aperol spritz, feito com aperol, vinho espumante e laranja, continua sendo um dos drinks mais pedidos nos bares, assim como o veterano mojito , que ganha releituras com outras frutas. Mas o rei do verão é o gin: seguindo uma tendência global, a bebida caiu no gosto do brasileiro e está sendo usada em diversas receitas. Desde o simples gin com água tônica até outras mais elaboradas, como gin com suco de tangerina e capim-santo ou gin com mel e limão siciliano.

Apesar de serem priorizados licores e destilados aromatizados, também dá para incluir outras bebidas mais encorpadas, desde que combinadas com outros produtos que amenizem o seu “calor”. É o caso do drink negroni, preparado com gin, bitter e vermute, e que segue em alta neste verão. “Apesar de ser mais complexo, ele também tem seu toque refrescante”, explica Marcos Felix, mixologista do Bar., de São Paulo.

Para quem preferir opções sem álcool, é possível usar os mesmos ingredientes (frutas, ervas, pimentas e gelo) e substituir as bebidas alcoólicas por sucos, ginger ale (refrigerante de gengibre), xaropes (de grenadine, de maçã-verde, de pêssego, de menta) groselha, leite de coco, soda, sidra e água com gás.

A seguir, Marcos ensina três drinks fáceis para preparar em casa. Primeiro seu Smash de Pepino, que cai muito bem com o gin, depois o Guava Cascão, sua criação que une o gin à brasileiríssima goiabada, e, por último, o Forbidden Old-Fashioned, uma opção mais complexa com uísque.

COMO FAZER

INGREDIENTES

150ml prosecco
100ml Aperol
50ml água com gás
5 cubos gelo
1 rodela laranja (para decorar)

MODO DE PREPARO

Coloque os ingredientes em um copo largo

Para outros rendimentos, obedeça à proporção de uma parte de água com gás para duas de Aperol e três de prosecco

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.